terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sobre o aumento da tarifa de ônibus: o poder econômico versus o poder político


Mais uma vez começam os preparativos para as eleições municipais em nosso país. Infelizmente, em Rio Branco, isso parece que significa o aumento da tarifa de ônibus, pois, como todos sabem, talvez o maior financiador da campanha do PT nesta cidade seja o empresário Eder Pinheiro, dono da Real Norte, empresa proprietária de mais de 50% da frota de ônibus desta cidade. A impressão que todos têm é que quanto mais cedo e mais gordo for o aumento, maior a arrecadação da empresa e, consequentemente, maior a doação para a campanha do PT às eleições.

Apesar do superfaturamento da passagem e várias irregularidades já terem sido repetidas vezes denunciados pelos movimentos sociais e Ministério Público Estadual, assim como os aumentos anteriores terem sido cancelados pela justiça acreana em meio a grandes manifestações populares de descontentamento, a gestão do prefeito Raimundo Angelim tem sempre recorrido dessas decisões judiciais, levando-as para instâncias superiores em Brasília, onde se perdem na morosidade dos processos de que nunca mais se ouve falar por aqui.

Quer dizer, de acordo com os cálculos feitos pelo MPE o povo de Rio Branco é todos os dias lesado ao utilizar seu direito à liberdade de ir e vir através do transporte público municipal. Em outras palavras, se o usuário de transporte público usa duas ou quatro vezes ônibus diariamente, é duas ou quatro vezes roubado por dia.

De acordo com os princípios democráticos, há um problema muito grande aí: os interesses de lucro fácil de um só empresário parece que prevalecem sobre os interesses da maioria da população. No entanto, se o empresário que financia a campanha do prefeito tem o poder econômico nas mãos, a população, sendo a maioria, tem o poder político, e fará valer os seus direitos. Não sendo ouvida agora, a força dos seus votos não poderá ser silenciada nas eleições que se aproximam.

Mostrando a sua indignação nas manifestações populares de rua, a população dá o seu recado aos donos do poder: se a prefeitura não fizer o que lhe é devido hoje, a parcela mais necessitada da população de Rio Branco que estará sendo roubada quatro vezes por dia até as eleições estará sendo lembrada diariamente aos interesses de quem a prefeitura do PT realmente representa e irá fazer justiça pelos meios que estão a sua disposição.

Coletivo Carapanã – Aedes Egito Epidêmico

“Não espere por ninguém, faça você mesmo”.


fonte: http://opovopaga.blogspot.com/

Nenhum comentário: