quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tem que acontecer alguma coisa meu bem....

O Flamengo foi o melhor clube dos anos 80, ganhou vários títulos, teve vários craques e tem uma torcida gigante (a maior do mundo), por muito tempo reinou absoluto.

Na década de 90, mesmo parando em 92 com o último título brasileiro, o Flamengo já era o clube de maior torcida a favor e contra. Aqueles que não eram Flamenguistas passaram a odiar, invejar, inventar conversa fiada, dizendo que o Flamengo não é cinco vezes campeão brasileiro etc.

Nessa mesma década de 90, apareceram os bambis ganhando títulos, porém como o time não fazia raiva a ninguém, muitos brasileiros gostaram e até torceram pelos bambis em alguns jogos e na final do Mundial etc.

Mas os títulos foram aumentando e com isso aumentando a antipatia, os três últimos brasileiros conquistados pela bambizada e seus torcedores se achando demais decretou o ódio geral.

Porém na disputa pelo título de 2009 estavam Flamengo e São Paulo e isso deixou muitos torcedores de outros times entre a cruz e a espada. E agora, torcer pelo fuderoso Mengão, tantas vezes Campeão, ou pela bambizada? Bom, o certo é que mesmo com o ódio pelos dois clubes muito decidiram mudar e preferiram torcer para o Mengão Campeão.

Mudança é uma coisa fundamental, muitos têm medo, porém é fundamental. Por isso usei uma frase de Raulzito no título deste texticulo: “Tem que acontecer alguma coisa meu bem, parado é que eu não posso ficar, é que eu vou fundar mais um partido também, vou rasgar dinheiro e tocar fogo nele só pra variar”.

Andando, pensando no título do Mengão e pensando num especial do Raulzito que assisti, misturei política e futebol, duas coisas que não se discute.

Nessa mistura de política e futebol estava pensando no tanto de títulos que o time vermelho liderado por Lulinha (que não é do Corinthians) ganhou, foram: duas copas prefeituras em Rio Branco, três títulos do governo no Acre e dois títulos de presidente (Brasileirão) com Lulinha, fora os outros títulos em outros Estados. O time de vermelho que tem vários craques como: Jorge, Tião, Binho entre outros, perdeu um grande artilheiro é verdade, a Marina, mas continua favorito ao título.

Eu particularmente, quando mais novo, torcia para o time de vermelho, porque era um time pequeno que sempre lutava para tentar chegar ao título na honestidade e na vontade, sempre com espirito esportivo. O primeiro título do time vermelho só veio quando o povo quis mudar e quando saiu das categorias de base, o craque e artilheiro, Jorge.

Jorge é tão bom que mesmo quando sai um gol ou uma falta do Binho é Jorge quem leva a fama. Com esse timaço conquistaram vários títulos e desde então o time vermelho começou a sofrer o ódio de vários torcedores como aconteceu com o Flamengo e o São Bibas.

O time de azul até comandou a década de 80, seu craque que entrou na historia é o Flaviano sem dúvida, porém o time nunca mais formou ninguém nas categorias de base (ao contrário do time de vermelho) e até hoje continuam apostando no veterano Flaviano e outros jogadores que todos nos sabemos que são muito ruins. Todo mundo sabe que a idade pesa e não da mais para agüentar 90 minutos (com exceção do Pet, craque do brasileirão).

Bom, nesse ano tem Campeonato Brasileiro (Presidente), Estadual (Governador) e Copa do Brasil (Senador), além da Sulamericana (Deputado Federal) e Campeonato Acreano (Deputado Estadual) que não tem graça nenhum, mas rende uma boa grana para os cofres dos clubes.

Aqui no Acre o tradicional time vermelho vem com força máxima (apesar de ter negociado Marina com o time verde) e é sem dúvida o favorito, o craque Jorge desequilibra e influencia qualquer partida.

Já o time verde é uma espécie de Botafogo, torcida pequena, faz barulho, o povo sabe que é importante, mas nunca ganhou nada e só teve um jogador famoso. Garrincha = Marina.

Já o time azul vinha com novidade, Rodrigo, formado nas categorias de base, filho do grande jogador Edmundo que também fez história vencendo o campeonato de 90 era pra ser o grande adversário do time vermelho, mas por causa de uma entrada maldosa de um jogador do mesmo time teve que abandonar o Estadual e disputar a Sulamericana, também não ganharia, o time é fraco e futebol é um esporte coletivo.

Eu nunca liguei tanto para esses campeonatos, achava desleal, sem ética e sem espírito esportivo, mas de tanto ver o time vermelho campeão, sempre vencendo e comemorando os títulos com grandes carreatas e com torcedores arrogantes, passei a não agüentar mais a torcida e o time de vermelho. Vou torcer para o time azul, pode até o time azul não jogar mais que o vermelho, pode até não ser justo o resultado do campeonato, eu quero simplesmente é que aconteça alguma coisa meu bem, mudança, mude para melhor ou para pior, parado é que eu não posso ficar.

4 comentários:

chalil costa disse...

Sem dúvida, um clássico!

chalil costa disse...

Sem dúvida, um clássico!

chalil costa disse...

Sem dúvida, um clássico!

salim disse...

esse menino ta inspirado