quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ano de eleição, vamos abordar assuntos mais interessantes...

Do que é feito o peido?

A com­po­si­ção do gás é alta­mente variá­vel. A maior parte do ar que engo­li­mos, espe­ci­al­mente o com­po­nente Oxi­gê­nio, é absor­vido pelo corpo antes que o gás alcance os intes­ti­nos. Quando o ar atinge os intes­ti­nos, a maior parte do que resta é nitro­gê­nio. Rea­ções quí­mi­cas entre o ácido esto­ma­cal e os flui­dos intes­ti­nais tam­bém podem pro­du­zir dió­xido de car­bono, que tam­bém é um com­po­nente do ar e um pro­duto da ação bac­te­ri­ana. Bac­té­rias tam­bém pro­du­zem Hidro­gê­nio e metano. Mas as pro­por­ções rela­ti­vas des­tes gases que emer­gem da nossa aber­tura anal depende de vários fato­res: o que come­mos, quanto ar nós engo­li­mos (lembre-se que aero­fa­gia, ou comer ar demais, pode ser con­si­de­rado um dis­túr­bio do apa­re­lho diges­tivo ou provocá-los. Você engole mais ar quando come depressa), quais tipos de bac­té­rias nós temos nos intes­ti­nos, e por quanto tempo segu­ra­mos o peido. Quanto mais um peido é segu­rado, maior a pro­por­ção de Nitro­gê­nio inerte que ele vai ter, por­que os outros gases ten­dem a ser absor­vi­dos para a cor­rente sangüí­nea atra­vés das pare­des do intes­tino. Uma pes­soa ner­vosa que engula muito ar, e que faz as coi­sas pas­sa­rem muito rápido por seu sis­tema diges­tivo, pode ter muito Oxi­gê­nio em seus pei­dos, por­que seu corpo não teve tempo de absor­ver todo o Oxi­gê­nio. Ency­clo­pa­e­dia Bri­tan­nica, no fim das con­tas, ofe­rece a infor­ma­ção de que o peido de algu­mas pes­soas pode não ter nenhum metano. Para isso, a razão é des­co­nhe­cida. Alguns pes­qui­sa­do­res sus­pei­tam de influên­cia gené­tica, enquanto outros pen­sam que isso é devido a fato­res ambi­en­tais anor­mais. Entre­tanto, todo o metano nos pei­dos das pes­soas vem de bac­té­rias e não das célu­las humanas.

O que faz os pei­dos federem?

O odor dos pei­dos vem de peque­nas quan­ti­da­des de sul­feto de hidro­gê­nio (gás sul­fí­drico) e “ska­tole” na mis­tura. Esses com­pos­tos con­têm enxo­fre. Quanto mais rica em enxo­fre for sua dieta, mais des­ses gases vão ser pro­du­zi­dos pelas bac­té­rias no seu intes­tino e mais seus pei­dos vão feder. Pra­tos como couve-flor, ovos e carne são notó­rios por pro­du­zi­rem pei­dos fedi­dos, enquanto fei­jão pro­duz gran­des quan­ti­da­des de pei­dos não neces­sa­ri­a­mente fedidos.

Por que pei­dos fazem barulho?

Os sons são pro­du­zi­dos pela vibra­ção da aber­tura anal. O som depende da velo­ci­dade da expul­são do gás e de quanto estreita for a aber­tura dos mús­cu­los do esfínc­ter anal.

Quanto gás uma pes­soa nor­mal pro­duz por dia?

Em média, uma pes­soa pro­duz mais ou menos um litro de peido por dia, dis­tri­buído em cerca de 14 pei­dos diá­rios. Pode ser difí­cil para você deter­mi­nar o volume dos seus pei­dos diá­rios, você pode esti­mar quan­tas vezes você peida. Você pode pen­sar nisso como um pequeno expe­ri­mento cien­tí­fico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclu­sive ano­tar sobre o fedor deles. Veja se você pode des­co­brir uma rela­ção entre o que você come, quanto você peida e quanto seus pei­dos fedem.

Como um peido chega até o ânus?

Poderia-se pen­sar por que o gás desce para o ânus se ele tem uma den­si­dade menor que líqui­dos e sóli­dos, e por­tanto deve­ria subir. Mas o intes­tino empurra o que ele con­tém em dire­ção ao ânus atra­vés de con­tra­ções cha­ma­das movi­men­tos peris­tál­ti­cos. Esse pro­cesso é esti­mu­lado pela ali­men­ta­ção, e esse é o motivo pelo qual nor­mal­mente temos que fazer cocô e pei­dar depois de uma refei­ção. A peris­talse cria uma zona de alta pres­são, for­çando todos os com­po­nen­tes no tubo diges­tivo, inclu­sive gás, a mover-se para uma região onde a pres­são é menor, isto é, em dire­ção ao ânus. O gás é mais móvel que os outros com­po­nen­tes, e peque­nas bolhas coa­les­cem para for­mar bolhas mai­o­res em dire­ção à saída. Quando a peris­tal­sia não está ativa, as bolhas podem come­çar a subir de novo, mas elas não vol­tam muito por causa da forma toda curva do intes­tino. Além disso, o ânus não está nem para cima nem para baixo quando uma pes­soa está deitada.

Quanto tempo demora até que o peido che­gue até o nariz de alguém?

Isso depende das con­di­ções atmos­fé­ri­cas como umi­dade e velo­ci­dade do vento, e da dis­tân­cia entre as pes­soas tam­bém. Os pei­dos tam­bém se dis­per­sam, e sua potên­cia dimi­nui com a dilui­ção. Geral­mente, se o peido não for per­ce­bido den­tro de alguns segun­dos, ele vai ser diluído demais para ser per­ce­bido e per­dido na atmos­fera para sem­pre. Con­di­ções excep­ci­o­nais exis­tem quando o peido é libe­rado numa área pequena e fechada como um ele­va­dor, um quarto pequeno ou um carro, por­que essas con­di­ções limi­tam a quan­ti­dade de dilu­ente pos­sí­vel (ar), e o peido vai per­ma­ne­cer numa con­cen­tra­ção per­cep­tí­vel por mais tempo, até que se con­dense nas paredes.

É ver­dade que algu­mas pes­soas nunca peidam?

Não, se elas esti­ve­rem vivas. Pes­soas podem pei­dar até mesmo um pouco depois de mortas.

Até estre­las de cinema peidam?

Sim. Assim como avós, padres, reis, prín­ci­pes, can­to­res de ópera, mis­ses e frei­ras. Até o Yoda peida.

Homens pei­dam mais que mulheres?

Não, mulhe­res pei­dam tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgu­lho disso. Existe uma grande vari­a­ção em quanto gás uma pes­soa pode pro­du­zir por dia, mas essa vari­a­ção não está rela­ci­o­nada ao sexo. Tal­vez homens pei­dem com mais freqüên­cia do que mulhe­res. Se isso for ver­dade, então as mulhe­res ten­dem a segurá-los e então libe­rar mais gás por peido.

Em que parte do dia um gen­tle­man está mais sujeito a peidar?

Durante a manhã, quando esti­ver no banheiro. Isso é conhe­cido como “tro­vão mati­nal”, e se o gen­tle­man con­se­guir uma boa res­so­nân­cia, ele pode ser ouvido na casa inteira.

Por que fei­jão faz as pes­soas pei­da­rem tanto?

Fei­jão con­tém açú­ca­res que seres huma­nos não con­se­guem dige­rir. Quando esses açú­ca­res che­gam em nos­sos intes­ti­nos, as bac­té­rias fazem a festa e pro­du­zem um monte de gás! Outros pro­du­to­res notó­rios de pei­dos são: milho, pimen­ti­nha, repo­lho e leite.

Quais outras coi­sas além do que uma pes­soa come podem fazê-la pei­dar mais que o normal?

Pes­soas que engo­lem muito ar pei­dam mais do que pessoas que não engo­lem. Isso pode ser resol­vido se você mas­ti­gar com a boca fechada, por exem­plo. Pes­soas ner­vo­sas com intes­ti­nos que tra­ba­lham rápido demais vão pei­dar mais por­que menos ar é absor­vido nos seus intes­ti­nos. Algu­mas con­di­ções pato­gê­ni­cas tam­bém podem cau­sar fla­tu­lên­cia exces­siva. E subir num avião e ir para luga­res onde o ambi­ente tem pres­são mais baixa pode fazer os gases den­tro de você se expan­di­rem e emer­gi­rem como peido.

Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?

Não, um arroto vem do estô­mago e tem com­po­si­ção quí­mica dife­rente de um peido. Pei­dos têm menos ar atmos­fé­rico e mais gases pro­du­zi­dos por bactérias.

Faz mal segu­rar peidos?

Exis­tem opi­niões dife­ren­tes sobre isso. As pes­soas acre­di­ta­ram por sécu­los que segu­rar pei­dos faz mal à saúde. O Impe­ra­dor Clau­dius até apro­vou uma lei lega­li­zando pei­dar em ban­que­tes, em sua pre­o­cu­pa­ção com a saúde das pes­soas. Havia uma crença popu­lar de que uma pes­soa pode­ria mor­rer enve­ne­nada ou pegar uma doença por ter segu­rado seus pei­dos. Os médi­cos hoje dizem que não existe mal nenhum em segu­rar os pei­dos; eles não podem te matar enve­ne­nado pois são um com­po­nente nor­mal dos seus con­teú­dos intes­ti­nais. A pior coisa que pode­ria acon­te­cer é ficar com dor de bar­riga por causa da pres­são dos gases. Alguns médi­cos suge­rem que uma dis­ten­são pato­ló­gica dos intes­ti­nos e do reto podem ser resul­tado de uma pes­soa segu­rar pei­dos demais.

Por quanto tempo seria pos­sí­vel não peidar?

Um peido pode esca­par toda vez que uma pes­soa relaxa. Isso quer dizer que mui­tas pes­soas que assi­du­a­mente segu­ram seus pei­dos durante o dia devem pei­dar um monte quando dor­mem. Então a res­posta seria: você pode segu­rar seus pei­dos pelo mesmo tempo que con­se­guir ficar acordado!

Para onde vão os pei­dos quando você segura eles?

Quan­tas vezes você segu­rou um pum, pre­ten­dendo soltá-lo na pri­meira opor­tu­ni­dade apro­pri­ada, e depois des­co­briu que ele tinha desa­pa­re­cido quando você estava pronto? Ele saiu len­ta­mente sem a pes­soa saber? Foi absor­vido pela cor­rente sangüí­nea? O que acon­te­ceu com ele? Os médi­cos con­cor­dam que o peido não é nem libe­rado nem absor­vido. Ele sim­ples­mente volta para os intes­ti­nos e sai depois. Isso rea­firma o fato de que os pei­dos não são real­mente per­di­dos, e sim adiados.

É pos­sí­vel mesmo “acen­der” peidos?
A res­posta para isso é SIM! Entre­tanto, você deve estar avi­sado de que colo­car um peido em igi­ni­ção é peri­goso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que esti­ver ao redor pode pegar fogo. Cerca de um quarto das pes­soas que já fize­ram isso se quei­ma­ram. Tam­bém exis­tem casos em que os gases intes­ti­nais com um teor de oxi­gê­nio mais alto que o nor­mal explo­di­ram durante cirur­gia quando algum tipo de cau­te­ri­za­dor elé­trico foi uti­li­zado pelo cirurgião.
Por que é pos­sí­vel quei­mar peidos?
Por­que nor­mal­mente esses gases incluem metano e hidro­gê­nio, ambos são gases infla­má­veis. Pei­dos ten­dem a se tra­du­zir em cha­mas azuis ou amarelas.
É pos­sí­vel acen­der um fós­foro com um peido?
Não, a menos que o peido tenha a con­sis­tên­cia de uma lixa. Além disso, pei­dos têm a mesma tem­pe­ra­tura do corpo quando saem, e essa tem­pe­ra­tura não é sufi­ci­ente para ini­ciar uma combustão.
É pos­sí­vel, para alguém talen­toso, tirar seu sus­tento da flatulência?
Pou­cas pes­soas con­se­guem isso. Mas você pode ver o exem­plo do Mr. Methane, que diz ser o único fla­tu­lista do mundo. Ele é conhe­cido por asso­biar com seus pei­dos, apa­gar velas e fazer cha­mas atra­ves­sa­rem o palco com sua potên­cia. Exis­tiu um per­for­mista fran­cês no começo do século XX, Le Peto­mane, que tam­bém ganhava a vida assim. Enter­tanto, você sabe que mui­tas pes­soas podem fazer dinheiro pre­ve­nindo a fla­tu­lên­cia, como médi­cos gas­tro­en­te­ro­lo­gis­tas, ou, com cer­teza deve exis­tir isso, algum médico espe­ci­a­li­zado em pei­dos. Exis­tem pes­soas que escre­vem livros sobre pei­dar (dê um search por fart na Amazon.com), e tam­bém existe quem venda pei­dos enla­ta­dos. Veja isto: Fartypants.

Por que peido de cachorro e de gato fede tanto?

A dieta rica em pro­tei­nas de um car­ní­voro pro­duz quan­ti­da­des rela­ti­va­mente peque­nas de gases alta­mente fedi­dos, por­que pro­teí­nas con­têm enxo­fre. Por isso rara­mente você ouve os pei­dos deles, mas sem­pre per­cebe seu odor. Então, bió­lo­gos têm teo­rias sobre por que gatos e cachor­ros pei­dam silen­ci­o­sa­mente, e as teo­rias incluem: (1) a quan­ti­dade de gás pro­du­zido é pequena, mas potente, (2) a ori­en­ta­ção do seu sis­tema gas­troin­tes­ti­nal põe menos pres­são na aber­tura anal, então o gás pode sair mais deva­gar, (3) seus esfín­ce­res anais não fecham com tanta força quanto os huma­nos por­que para eles é mais fácil segu­rar o con­teúdo do cólon, já que o intes­tino está na hori­zon­tal, e a melhor de todas, (4) cachorro e gato não tem ver­go­nha de pei­dar, então seus esfín­ce­res estão mais rela­xa­dos, dei­xando a fla­tu­lên­cia menos baru­lhenta. Além de tudo, lembre-se que a mai­o­ria das rações de cachorro são base­a­das em soja, então além de todos esses moti­vos adi­ci­one “fei­jão” e veja no que dá. Gran­des her­bí­vo­ros como vacas, cava­los e ele­fan­tes pro­du­zem gran­des quan­ti­da­des de peido rela­ti­va­mente não-fedido. Os pei­dos des­ses ani­mais são baru­lhen­tos e podem pros­se­guir por perío­dos impres­si­o­nan­tes de tempo. Vacas em par­ti­cu­lar são pro­du­ti­vas, por­que elas engo­lem gran­des quan­ti­da­des de ar. Elas pre­ci­sam de oxi­gê­nio nos seus intes­ti­nos para seus conen­sais protozoários.

Peixe peida?

De acordo com icti­o­lo­gis­tas da Uni­ver­sity of Guam, fla­tu­lên­cia em pei­xes por si nunca foi estu­dada, ape­sar de que houve pes­soas que inves­ti­ga­ram a diges­tão em pei­xes. Eles acham que ape­sar dos pei­xes terem ambi­en­tes intes­ti­nais alca­li­nos, como os nos­sos, pei­xes que comem corais devem ter con­teú­dos intes­ti­nais ácidos. O ácido serve para dis­sol­ver o mate­rial esque­lé­tico do coral, que é feito de car­bo­nato de cál­cio, tipo Tums. Um pro­duto da rea­ção entre ácido e car­bo­nato de cál­cio é dió­xido de car­bono, que é gasoso. Então, pela lógica, pei­xes que comem coral devem pei­dar muito. Os outros pei­xes pro­va­vel­mente tam­bém pei­dam, pelas mes­mas razões por que nós peidamos.

Além disso, pro­va­vel­mente o ar não pode­ria ir para a bexiga nata­tó­ria ao invés da aber­tura anal. Mesmo naque­les pei­xes que têm a bexiga conec­tada ao trato diges­tivo, que não são todos, essa bexiga está conec­tada mais pró­ximo à boca, e esses pei­xes enchem a bexiga com ar engo­lido na super­fí­cie, então pro­va­vel­mente o ar do sis­tema diges­tivo tem outro fim.

Tar­ta­ru­gas peidam?

Sim, tar­ta­ru­gas pei­dam, e os pei­dos chei­ram incri­vel­mente mal, assim como pei­dos de cobras. Na ver­dade você pode iden­ti­fi­car a pre­sença de um rép­til pelo cheiro do seu peido antes mesmo de vê-lo.

Qual tipo de ani­mal tem a maior taxa de flatulência?

A humilde tér­mita. Por causa de sua dieta e pro­ces­sos diges­ti­vos (com mais assis­tên­cia micro­bi­ana do que o nor­mal), elas pro­du­zem tanto metano quanto uma indús­tria humana. Pei­dos de tér­mi­tas levam o cré­dito de serem gran­des con­tri­bui­do­res para o aque­ci­mento glo­bal. Além disso, ulti­ma­mente tam­bém tem-se cul­pado os rumi­nan­tes por isso, pelos mes­mos motivos.

Existe algum ani­mal que não peida?

Se defi­nir­mos um peido como um escape anal do gás intes­ti­nal, então conclui-se que um ani­mal sem intes­ti­nos ou sem ânus não pode pei­dar. Então, ani­mais que não pei­dam são:
Espo­jas, por­que elas não têm nem teci­dos ver­da­dei­ros, quanto mais órgãos.
Cni­dá­rios, como medu­sas, corais, anêmonas-do-mar e hidras, por­que a mesma aber­tura serve como boca e ânus. então qual­quer gás que saia por ali seria melhor deno­mi­nado como arroto do que peido.
Ver­mes pogo­nó­fo­ros. Estes incrí­veis ani­mais que habi­tam os fun­dos oceâ­ni­cos nas regiões vul­câ­ni­cas das cor­di­lhei­ras meso­ceâ­ni­cas pare­cem ter desis­tido de comer, afi­nal, por­que não têm boca, nem estô­mago, nem intes­ti­nos, nem ânus. Seu sus­tento vem de rela­ções mutu­a­lís­ti­cas com bac­té­rias quimiossintetizantes.

Uma segunda cate­go­ria de ani­mais que pos­si­vel­mente não pei­dam são aque­les que vivem muito no fundo do mar. Em gran­des pres­sões, o gás tende a per­ma­ne­cer em solu­ção ao invés de for­mar bolhas. Então há gran­des chan­ces que todos aque­les equi­no­der­mos, pei­xes e outros ani­mais de fundo não pei­dem por­que ape­sar deles terem apa­re­lhos diges­ti­vos fun­ci­o­nando bem, o gás per­ma­nece em solu­ção e não sai como peido.

Por que meni­nas não assu­mem seus peidos?

Acho que você deve­ria come­çar dizendo que somente algu­mas meni­nas não assu­mem seus pei­dos. A razão é que elas devem ter sido ensi­na­das a pen­sar que pei­dar não são coi­sas que uma dama faça. É um grande erro pen­sar que pei­dos não são coi­sas de dama. Todas as pes­soas pei­dam, incluindo damas. Se qual­quer coisa que damas façam são coi­sas de damas, então isso inclui a emis­são de gases anais.

Nenhum comentário: