quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Festival Varadouro - Rio Branco/AC - Setembro/2008

Por Luiz Carlos Vieira

Fotos: Val Fernandes e Nattércia Damasceno

O termo Varadouro, utilizado pelos habitantes da região norte do país, significa caminho aberto na floresta para o desenvolvimento de atividades extrativistas e agrícolas. É com este mesmo espírito desbravador e expansionista que o "Festival Varadouro" vem, há quatro anos, trilhando seu caminho com o intuito de divulgar e promover todas as vertentes artísticas. Além disso, consolidou-se como um dos maiores e melhores festivais da região norte.

Geograficamente privilegiada, a cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, está relativamente próxima da fronteira com a Bolívia e Peru. Tal proximidade favoreceu os propósitos de unir os países vizinhos. Mais do que isso, demonstra que, em âmbito cultural, a tão desejada integração sul-americana vem surtindo efeito.

O "Festival Varadouro" não se resumiu às apresentações musicais. Durante uma semana, os acreanos puderam conferir, desde oficinas jornalísticas e apresentações teatrais até campeonatos de Skate e Street Ball. No entanto, os shows decorreram na pista do antigo aeroporto, ao lado do aconchegante estádio Arena da Floresta, que pleiteia ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Porém, quem vem alcançando êxito em seu gramado é o maior clube da cidade, o Rio Branco Futebol Clube, que busca acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Não obstante o calor insuportável que assola essas latitudes, tive a oportunidade de presenciar a vitória do time da casa sobre o Paysandu, do Pará, ao lado dos integrantes da torcida uniformizada Pano Branco, cujo "bandeirão" tem estampado a mascote Eddie, do Iron Maiden.

Confira a matéria completa em: http://www.roadiecrew.net/pt/interviewsView.php?int_ID=55

2 comentários:

Anônimo disse...

O que é que essa matéria quis dizer? Não tem desfecho nenhum, só meio e o pior sem qualidade.
É usar o único blog esportivo do Estado para promoção de uma "cultura acreana" imposta para a maioria dos ouvintes?
Muito bom citar o Iron, coisa que a maioria das bandidas de pop do Varadouro nunca ouviram falar.
Ô presidente vamos organizar essa bagunça do blog!

Ps: Antes que alguém pergunte pq não me identifico, quero informá-los que esse fato só acontece pois sustento minha familiazinha com o dindin do Governo.

Anônimo disse...

confesso que não consegui te entender, e tipo... a matéria tá no blog pq cita a torcida pano branco...